A partir de Setembro de 2017, serão introduzidas melhorias no processo de liberação de domínios, tornando-o mais rápido e efetivo. Estas medidas atendem à resolução 2017/031 do CGI.br, http://cgi.br/resolucoes/documento/2017/031 .
O processo de liberação tem o objetivo de disponibilizar domínios “.br” anteriormente registrados e que por algum motivo foram removidos de uso.
As principais mudanças são: a periodicidade, que era quadrimestral e agora será mensal; a duração do processo, que era de 15 dias e agora será de 7 dias; e a introdução de uma fase complementar, chamada de “processo competitivo”, para os casos em que persistir um impasse com mais de um interessado em um domínio.
O primeiro processo de liberação com as novas regras terá início no dia 13/09/2017.
Quando um domínio entrar em “processo competitivo”, os interessados poderão ofertar valores para que um dentre os competidores se torne o titular do nome de domínio.
Neste primeiro processo pouco mais de 500 domínios, que já participaram de 6 ou mais processos de liberação até o último, realizado em Julho/2017, poderão participar do “processo competitivo”.
O “processo competitivo” terá também a futura missão de liberar mais de 10 mil domínios que foram acumulados com o tempo e estão indisponíveis para registro pelas antigas regras de liberação. Esses domínios serão disponibilizados paulatinamente em lotes menores, após a consolidação do “processo competitivo”.
Todas as informações, como as datas das próximas edições, listas de domínios participantes e as regras detalhadas estão documentadas em https://registro.br/dominio/proclib.html .